XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONSUMER SEARCH IN BRAZILIAN GASOLINE RETAIL Autor: BARBARA FERNANDES INTROPIDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO BANDEIRA REZENDE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 58798
Catalogação: 03/05/2022 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58798
Resumo:
Título: CONSUMER SEARCH IN BRAZILIAN GASOLINE RETAIL Autor: BARBARA FERNANDES INTROPIDI
Nº do Conteudo: 58798
Catalogação: 03/05/2022 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58798
Resumo:
This paper seeks to understand consumer search patterns and whether
information frictions play a role in price dispersion in Brazilian gasoline retail.
In our setting, consumers must engage in costly search to gain information
about the prices charged by gas stations. Empirically, we divide our analysis
into two parts. In the first part, we use a structural model that permits us to
estimate points of the distribution of search costs. We estimate the model using
price data at the station level for multiple markets in Brazil. In the second part,
in two independent analyzes, we investigate the determinants of the proportion
of consumers with a low amount of search by OLS and construct an estimate
for the average search cost per market by fitting our point estimates into a
parametric distribution by NLS. Our findings reveal significant variation in
consumer search across markets. Furthermore, our results reveal that most
consumers do not compare many prices before buying gasoline. Moreover, our
estimates indicate that the number of gas stations in a market, the average
distance between gas stations, income, and population are important drivers of
the proportion of consumers that search in only one gas station before buying.
Finally, the estimated average search cost represents 3 percent of gasoline prices,
a non-negligible proportion. Therefore, the results indicate that information
frictions are important to explain price dispersion in Brazilian gasoline retail.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |