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Título: BUSCA DO CONSUMIDOR NO VAREJO DE GASOLINA BRASILEIRO
Autor: BARBARA FERNANDES INTROPIDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO BANDEIRA REZENDE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58798
Catalogação:  03/05/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58798@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58798

Resumo:
Este trabalho procura entender padrões de busca do consumidor e se fricções informacionais desempenham um papel na dispersão de preços no varejo brasileiro de gasolina. Na nossa abordagem, os consumidores devem se engajar em busca custosa para obter informação sobre os preços cobrados pelos postos de gasolina. Empiricamente, dividimos nossa análise em duas partes. Na primeira, utilizamos um modelo estrutural que nos permite estimar pontos da distribuição dos custos de busca. Estimamos o modelo usando dados de preços no nível do posto para vários mercados no Brasil. Na segunda parte, em duas análises independentes, investigamos os determinantes da proporção de consumidores com baixa quantidade de busca por OLS e construímos uma estimativa para o custo médio de busca por mercado encaixando nossas estimativas pontuais em uma distribuição paramétrica por NLS. Nossas descobertas revelam uma variação significativa na busca do consumidor entre os mercados. Além disso, nossos resultados revelam que a maioria dos consumidores não compara muitos preços antes de comprar gasolina. Ademais, nossas estimativas indicam que o número de postos de gasolina em um mercado, a distância média entre os postos, a renda e a população são fatores importantes para explicar a proporção de consumidores que procuram em apenas um posto antes de comprar. Por fim, o custo médio estimado de busca representa 3 por cento dos preços da gasolina, proporção esta não desprezível. Portanto, os resultados indicam que os atritos de informação são importantes para explicar a dispersão de preços no varejo brasileiro de gasolina.

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