$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DEBATES POLÍTICOS, AGIR ESTRATÉGICO E TWITTER: A COLONIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA EXERCIDA ATRAVÉS DA ESFERA PÚBLICA CONECTADA
Autor: RICARDO CANAVAN MARTINS JUNQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GISELE GUIMARAES CITTADINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58786
Catalogação:  02/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58786@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58786@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58786

Resumo:
Com a emergência da internet e o constante aperfeiçoamento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao longo das últimas três décadas, verificase no Brasil, assim como no resto do mundo, a reconfiguração de forma virtualizada da esfera pública na qual as questões sociais são discutidas, observando-se, ainda, que interesses individuais, sociais, políticos e econômicos entrelaçam-se e apropriam-se uns dos outros na criação e manutenção de espaços para discussões, que, por sua vez, são amplamente utilizados como caixas de ressonância para que as mais variadas questões ecoem pela sociedade; é o caso da rede social conhecida mundialmente como Twitter. Assim, aliando-a às devidas complementações extraídas das obras de autores hodiernos como Eduardo Magrani e Evgeny Morozov, torna-se fundamental o recurso à teoria de Jürgen Habermas para que se possa entender a configuração, importância e problemas da atual esfera pública nacional, bem como para que se possa extrair conclusões sobre a racionalidade dos debates políticos travados dentro da plataforma Twitter, demonstrando que, sob o pretexto de fornecer um espaço de efetivação da práxis comunicacional cotidiana, a plataforma, na verdade, instrumentaliza interesses, e, consequentemente, promove a colonização do mundo da vida de seus usuários. Outrossim, em virtude do caráter pragmático-formal da teoria habermasiana, também se demonstra como um agente político influente pode se valer estrategicamente da plataforma para ascensão de seus interesses próprios através da análise de algumas de suas manifestações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui