$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SINTOMAS PSICÓTICOS NA INFÂNCIA: UMA VISÃO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA
Autor: ALINE TAROUQUELA MATIAS DE ARRUDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58699
Catalogação:  25/04/2022 Liberação: 13/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58699@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58699@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58699

Resumo:
Propomos através desta pesquisa uma reflexão sobre a sintomatologia e a etiologia dos quadros de sofrimento psíquico infantil, especialmente em casos nos quais se apresentam os chamados sintomas de base psicótica em crianças não necessariamente psicóticas, e de como podemos perceber a expressão desses quadros na infância. Nossa hipótese é a de que estes sofrimentos, caracterizados por desorganizações egóicas, tem suas raízes no processo de subjetivação como consequência das distorções no processo de constituição do self, que se dá através da relação entre o bebê e seu objeto primordial, que deve apoiá-lo na transição entre o estado psicológico de não separação para o dualismo eu-não eu. Cientes das dificuldades e riscos de um diagnóstico precoce, dada a plasticidade do psiquismo do infante, nos baseamos nos benefícios potenciais de um bom prognóstico para o melhor tratamento possível.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui