$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O PROBLEMA DO MAL E A ANTROPODICEIA: A TEOLOGIA MOLTMANNIANA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A PRÁXIS CRISTÃ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE LUIZ MORAES FERNANDES

Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - Orientador
Número do Conteúdo: 58664
Catalogação:  19/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58664@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58664@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58664

Resumo:
O problema do mal é algo que, infelizmente, está presente na história da humanidade e que afeta o ser humano, independente de sua crença, religião ou cultura. Aliado a isso, podemos considerar o mal como a ferida aberta da teologia e a rocha do ateísmo. No entanto, apesar de sua imbatível presença, esse problema precisa ser combatido através de uma práxis cristã responsável, coerente e obstinada. Dito isto, esta pesquisa, através de uma revisão bibliográfica, tem por objetivo propor uma reflexão coerente e relevante sobre o problema do mal e a presença de um Deus amoroso e bondoso. Sendo assim, para concatenar esses dois fatos, que aparentemente parecem contraditórios, recorreremos à teologia do teólogo alemão Jürgen Moltmann como uma proposta de resistência diante do problema do mal. Para isso, iniciaremos esta pesquisa refletindo sobre o problema do mal numa perspectiva filosófica e teológica cristã, já que o ser humano sempre buscou uma solução racional e/ou teológica para esse problema. Em seguida, nos perguntaremos sobre o lugar de Deus no sofrimento, apresentando a teologia moltmanniana a partir teobiografia do nosso autor, passando pelas teologias da esperança e da cruz, chegando ao exercício da justiça de Deus. Depois dessa etapa, chegaremos a pergunta sobre o lugar do ser humano diante do mal e como ele deve agir na sociedade a partir da teologia moltmanniana. Assim, esperamos que essa reflexão produza um sentimento de inconformidade, resistência e denúncia do ser humano em relação à quantidade de mal e sofrimento experimentados pela sociedade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui