$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: NEGAR APARÊNCIAS E NÃO DISFARÇAR EVIDÊNCIAS: A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E PRÁTICAS DA HABITAÇÃO POPULAR ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX
Autor: PHILIPPE ARTHUR DOS REIS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 58490
Catalogação:  05/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58490@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58490@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.58490

Resumo:
A circulação de ideias no campo da habitação foi um fenômeno que ganhou evidência na passagem do século XIX para o XX. Os relatórios médicos e sanitários desempenharam um significativo papel no processo de conhecimento das habitações populares, sobretudo cortiços de cidades que aumentavam sua população. Nesse aspecto, se destaca o papel do vereador de São Paulo, Afonso Celso Garcia da Luz, e suas observações em torno do aumento demográfico e de cortiços de Buenos Aires, análise que serviu de base para aprovação da lei municipal n 1.098 de 1908, voltada para a construção de casas operárias. A discussão proposta por Celso Garcia também auxilia a compreender o debate dos modelos de cidade implementadas na Europa e que eram tomadas como referência por outros legisladores da Câmara Municipal de São Paulo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui