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Título: LITURGIA, REALIZAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL: A DIMENSÃO TEOLÓGICO-LITÚRGICA NA SACROSANCTUM CONCILIUM
Autor: CILBENE INES FALCAO BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58461
Catalogação:  04/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58461@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58461@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58461

Resumo:
A vida de Jesus de Nazaré é um mistério, desde a concepção até a sua ascensão. Na sua paixão, morte, ressurreição e glorificação o mistério de Jesus Cristo é clarificado e torna-se o núcleo central da fé cristã. No mistério pascal o desígnio salvífico de Deus se realizou uma vez por todas com a morte redentora do seu Filho, Jesus Cristo. Jesus venceu o sofrimento, o pecado, a morte e abriu um caminho de vida plena para homens. Primeiramente no Antigo Testamento temos o termo pesah, (passagem) para a festa da páscoa e depois no Novo Testamento as comunidades cristãs do século I a III, passaram a entender páscoa como o mistério de Cristo. Este mistério compreende toda a história da salvação, que tem seu ápice em Jesus Cristo, sua encarnação, sua morte, sua ressurreição gloriosa e depois, na espera feliz de seu retorno. As comunidades faziam memória da imolação de Jesus na cruz, o ato salvífico primordial. A crucificação de Cristo era entendida, pelos primeiros cristãos, como início da sua glorificação. Esta linha histórica, contínua e progressiva do desígnio de Deus para a humanidade e o fundamento bíblico de mistério, são as bases nas quais se elabora o conceito de mistério pascal, no século II. A teologia patrística, entre os séculos III a IV, reflete o mistério pascal de Cristo com foco nas dimensões: história salvífica, eclesial e sacramental. Anos mais tarde, um movimento litúrgico retoma a teologia com base nas fontes bíblico-patrísticas e proporciona vigor fontal à liturgia. Pio XII lentamente incorpora a teologia do mistério, pensada pelo movimento litúrgico, aos documentos pré-conciliares. Neste movimento progressivo, a teologia litúrgica do mistério pascal se concretiza na constituição dogmática Sacrosanctum Concilium que estabelece o mistério pascal como cume e fonte da liturgia.

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