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Coleção Digital
Título: A MULTIMODALIDADE EM LIVROS DE BIOLOGIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA ALMEIDA DE REZENDE
Colaborador(es): BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5841
Catalogação: 23/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5841@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5841@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5841
Resumo:
Título: A MULTIMODALIDADE EM LIVROS DE BIOLOGIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA ALMEIDA DE REZENDE
Colaborador(es): BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5841
Catalogação: 23/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5841@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5841@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5841
Resumo:
Os livros didáticos modernos constituem-se num objeto de
estudo valioso
para o lingüista por serem elaborados a partir de múltiplas
modalidades semióticas
e porque, em geral, são gêneros disciplina-específicos.
Entretanto, no que tange à
disciplina de Biologia, ainda há poucos estudos que
exploram a interação entre as
modalidades verbal e visual nos livros de Ensino Médio e,
até o momento,
nenhum trabalho de natureza contrastiva foi realizado no
Brasil sobre esse
aspecto. Na presente análise, investigam-se os tipos de
representação visual e o
modo de estabelecimento da relação entre figuras e o texto
verbal associado em
dois livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, um
brasileiro e outro norteamericano.
Este estudo baseia-se principalmente nos pressupostos
teóricos de
Kress e van Leeuwen (1996, 2001) e inspira-se nos trabalhos
de Myers (1997) e
Nascimento (2002). Implícita nesses pressupostos está a
abordagem sistêmicofuncional
de Halliday e Hasan (1976) e de Halliday (1994). Os
resultados desta
pesquisa revelam que, dentre outros mecanismos, a coesão
lexical exerce
importante papel na interação entre o componente verbal das
figuras, o texto
principal e as legendas em ambos os livros analisados.
Dentre as diferenças
encontradas nos dois livros, destacam-se as representações
visuais distintas
referentes a um mesmo tópico, o modo de referenciação às
figuras no texto, a
função das legendas e a proporção de utilização de termos
técnicos na coesão
intermodal. Esses resultados mostram que existem variações
no gênero livro
didático de Biologia quanto ao modo de utilização dos
mecanismos de interação
entre figuras e texto verbal, que podem estar relacionadas
com os propósitos dos
autores. Isso pode ter importantes implicações para o
ensino da Biologia e de
Inglês para fins específicos, pois auxilia na
conscientização de educadores e
alunos sobre a necessidade de se levar em consideração os
meios de interação
entre as linguagens visual e verbal na interpretação e
produção dos textos
multimodais próprios de cada comunidade discursiva.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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CAPÍTULO 6 |
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CAPÍTULO 7 |
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CAPÍTULO 8 |
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CAPÍTUTO 9 |
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CAPÍTULO 11 |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |
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