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Título: A HISTÓRIA DA AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS
Autor: JAN PETER GANTER DE OTERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58226
Catalogação:  23/03/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58226@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58226

Resumo:
Este trabalho busca interpretar a inserção da história da América na cultura escolar brasileira através da análise de livros didáticos. Os livros didáticos são aqui compreendidos como vestígios da cultura histórica escolar brasileira. Este trabalho identifica que o ensino de história, baseado na idéia da construção de uma memória e identidade social, possui limites em relação à história da América. A genealogia da nação apresentada como européia , branca e cristã, a visão eurocêntrica dos fenômenos históricos americanos e a profunda divisão entre EUA e América latina se destacam como empecilhos à elaboração de estudos diversificados acerca do continente no ensino de história escolar.

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