XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RIMANDO COM A OUTRIDADE: (META)PRAGMÁTICAS NAS/SOBRE BATALHAS DE RAP FEMININAS NO YOUTUBE Autor: LUCAS FELIPE DE OLIVEIRA SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
RENATA MARTINS AMARAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58098
Catalogação: 21/03/2022 Liberação: 21/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58098
Resumo:
Título: RIMANDO COM A OUTRIDADE: (META)PRAGMÁTICAS NAS/SOBRE BATALHAS DE RAP FEMININAS NO YOUTUBE Autor: LUCAS FELIPE DE OLIVEIRA SANTIAGO
RENATA MARTINS AMARAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58098
Catalogação: 21/03/2022 Liberação: 21/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58098
Resumo:
O foco do presente estudo são Batalhas de Rap femininas. Busca-se compreender
metapragmáticas construídas em Batalhas de Rap femininas em dois canais do
YouTube. A pesquisa parte do pressuposto histórico e social do Hip-hop, em que se
inserem as Batalhas de Rap, como um ambiente de hegemonia masculina. A
orientação teórica é da Sociolinguística Contemporânea, no âmbito da Linguística
Aplicada, em interface com a Antropologia Linguística, Pragmática e Filosofia da
Linguagem. A linguagem é entendida como performatização de sentidos. São
utilizados conceitos de performance, performatividade, metapragmática,
indexicalidade, entextualização e escala. A metodologia é da etnografia com a
concepção de mobilidade onlineOffline em visão qualitativa e interpretativista. Nos
dados analisados, as batalhas, ao viajarem para o YouTube, em vídeos, recebem
reescalonamentos de significados estabilizados e a produção de outros. A palavra,
como eixo central das batalhas, é um mecanismo de operação de significados em
lutas que atravessam a vivência das MCs. As metapragmáticas apontam para causas
coletivas de forma espiralar e trazem outras vozes para as rimas. O processo
semiótico nas rimas das MCs busca produzir alianças das mulheres no rap. Os
significados são avaliados pela audiência virtual em comentários, o que promove a
construção reflexiva sobre as escalas. Vimos assim que as produções de sentido nas
Batalhas de Rap femininas funcionam com ordens de indexicalidade, de forma a
operar metapragmáticas sobre a prática cultural e sobre a vida. Os significados são
entrelaçados por questões históricas, políticas, sociais e culturais sobre mulheres
negras, lésbicas, paternidade, sexualidade, assédio, representatividade e religião.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |