$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTIMAÇÃO DO RISCO DE RECIDIVA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA USANDO REDES NEURAIS
Autor: JOSE LEONARDO RIBEIRO MACRINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO PEDREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5795
Catalogação:  21/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5795@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5795@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5795

Resumo:
Esta tese propõe uma metodologia, baseada em procedimentos quantitativos, para estimação do risco de evento adverso (recaída ou morte) em crianças portadoras de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). A metodologia proposta foi implementada e analisada utilizando dados de grupo de crianças diagnosticadas no Setor de Hematologia do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ e no Serviço de Hematologia Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ que constituem uma considerável parcela dos casos de LLA na infância registrados no Rio de Janeiro nos últimos anos. A estimação do risco de recaída foi realizada através de um modelo de Redes Neurais após uma seqüência de procedimentos de pré- tratamento de variáveis e de refinamentos do método no que concerne a saída alvo da rede. O tratamento das variáveis é fundamental uma vez que o número reduzido de amostras é uma característica intrínseca deste problema. Embora a LLA seja o câncer mais freqüente a infância, sua incidência é de aproximadamente 1 caso por 100 mil habitantes por ano. Os resultados encontrados foram satisfatórios obtendo-se um percentual de acerto de 93% (fora da amostra) para os pacientes que recaíram quando comparados com o método classicamente utilizado na clínica médica para a avaliação do risco de recidiva (método do grupo BFM). Espera-se que os resultados obtidos possam vir a dar subsídios às condutas médicas em relação à estimativa do risco de recidiva dos pacientes, portanto, podendo vir a ser útil na modulação da intensidade da terapêutica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui