$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA INTERFACES BASEADAS EM MAPAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA LUCIA ARRAES SEIXAS

Colaborador(es):  CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 5793
Catalogação:  20/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5793@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5793@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5793

Resumo:
A integração de informação geográfica e mapas digitais nos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) produz soluções para vários grupos de usuários. Vem crescendo o número de usuários não especializados que utilizam SIGs na Web ou em desktop para localizar endereços, planejar rotas, planejar viagens, encontrar lugares, e assim por diante. Estas aplicações menos complexas e destinadas a qualquer pessoa carecem fundamentalmente de avaliação, pois da qualidade da interação depende seu sucesso comercial. Apesar desta necessidade, praticamente não encontramos pesquisas sobre como avaliar estas aplicações mais simples de SIGs. Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (o ISIM) capaz de analisar o efeito de representações usadas nestas interfaces na comunicação da informação geográfica. O ISIM combina técnicas analíticas e empíricas. As técnicas analíticas são usadas para definir contextos de uso e perfis de usuários, bem como para interpretar observações empíricas. Técnicas empíricas são usadas em testes e entrevistas com usuários, para comparar parte dos dados obtidos com as técnicas analíticas. O ISIM, que inicialmente abrange dos SIGs apenas as interações baseadas em mapas, identifica uma classe de problemas básicos deste tipo de interação e, como é o caso de vários outros métodos semióticos, dá indicações sobre possibilidades de solução para eles.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui