$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE DA MÉDIA E DISPERSÃO EM EXPERIMENTOS FATORIAIS NÃO REPLICADOS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA

Colaborador(es):  EUGENIO KAHN EPPRECHT - Orientador
Número do Conteúdo: 5789
Catalogação:  20/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5789@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5789@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5789

Resumo:
Esta tese reúne as técnicas estatísticas indicadas para a modelagem da média e da dispersão das características de qualidade de processos e produtos, em experimentos fatoriais não replicados, resultando na definição de um roteiro integrado e detalhado de análise. A motivação vem de que, apesar de haver várias publicações sobre regressão linear clássica, modelos lineares generalizados (MLG), transformação da resposta e planejamento de experimentos, não existe um texto que reúna e descreva em detalhe todos os aspectos da modelagem da média e da dispersão em experimentos fatoriais. Os poucos textos sobre esse assunto não descrevem vários aspectos importantes em estudos dessa natureza, por exemplo, como são aplicados os testes de significância dos coeficientes dos MLG, e quais são as estatísticas e os gráficos indicados para verificar a adequação do modelo. Ademais, nada foi encontrado na literatura sobre a identificação de modelos em experimentos fatoriais. Todos esses aspectos são detalhados nessa tese. Uma vez construído o modelo, é mostrado como usá-lo para obter as condições ótimas de operação dos processos e produtos. Além do cumprimento desse objetivo principal, a tese traz algumas contribuições adicionais; a saber: a) aponta limitações em todos quatro métodos da literatura que se propõem a escolher a transformação mais adequada para a resposta. Esses métodos não produziram resultados satisfatórios quando houve interações significativas entre os fatores; b) propõe a utilização de métodos de transformação da resposta como fonte de indicação da função de ligação a ser usada nos modelos lineares generalizados; e c) propõe a utilização da função de log-verossimilhança para uma escolha conjunta da distribuição de probabilidade e da função de ligação, nos modelos lineares generalizados.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui