XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE GOVERNMENTS LEARN, THE POLICIES EVOLVE: COGNITIVE AND POLITICAL FACTORS SHAPING BAHIA, CEARÁ AND PERNAMBUCO INDUSTRIAL POLICIES Autor: ANTONIO GLAUTER TEOFILO ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5786
Catalogação: 17/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5786
Resumo:
Título: THE GOVERNMENTS LEARN, THE POLICIES EVOLVE: COGNITIVE AND POLITICAL FACTORS SHAPING BAHIA, CEARÁ AND PERNAMBUCO INDUSTRIAL POLICIES Autor: ANTONIO GLAUTER TEOFILO ROCHA
Nº do Conteudo: 5786
Catalogação: 17/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5786
Resumo:
In the nineties, emerge in Brazil a polemic and polarized
debate on the
fiscal wars among sub national states in the attraction of
investments. The
literature on fiscal wars analyses that phenomenon through
perspectives that
involve an exclusively economic rationality, whe n not
merely fiscal. However, that
issue involves political and institutional aspects that
could not be captured
satisfactorily by that type of analysis. Besides, they have
been neglecting a
fundamental aspect of the implementation process of those
policies: the
governments learn, the policies evolve. In that sense,
considering learning as a
central aspect in the determination of those policies
futures results, the general
objective of this doctoral dissertation is to describe and
analyze the dynamics of
the learning processes involved in their implementation,
exploring exhaustively the
political and institutional aspects involved in that
process. To reach this goal, along
with an extensive literature review on organizational
learning and on fiscal wars
and related areas, cases studies were accomplished in three
Brazilian states: Bahia,
Ceará and Pernambuco. It was used in these cases studies
the process tracing
method, namely, the chain of events and the processes of
decision-making
involved were explored to understand if and how the
learning in the
implementation of those policies really happened. Thus, two
important findings
were revealed in this research. First, the organizational
learning involved in the
implementation of those policies results from complex
processes in which political
and cognitive aspects interact under the restrictions of
specific institutional
arrangements, being, also, affected by the dynamics of the
disputes for primacy or
for survival among competitive institutions inside the go
vernments. Secondly, due
to the political actors more urgent needs and aspirations,
the unbalance between the
learning that has short-range impacts and the learning that
has long-range impacts
is accentuated, favoring the former over the latter. This
doctoral dissertation is structured as follow: first, it is
approached, in a summarized way, the current
debate on fiscal wars and developed an extensive literature
review on
organizational learning; then it is discussed the evolution
processes of Bahia, Ceará
and Pernambuco industrial policies in the last 15 years and
done an analytic
description of the learning processes involved in those
policies implementation;
and, finally, it is presented a summary with the main
conclusions of this work and
explored the main policy implications that emerge from its
findings.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |