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Título: IDENTIDADES NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TENTATIVA DE REFORÇAR UM PERFIL DESEJADO DE FUNCIONÁRIO
Autor: ARLINDO DE SOUZA PENTEADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5781
Catalogação:  16/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5781@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5781@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5781

Resumo:
Nessa dissertação, procura-se analisar como os membros organizacionais orientam suas identidades frente às ações de mudança relacionadas à busca de determinado perfil de funcionário pretendido. Para tal, tanto se estabelece conceito de identidade capaz de capturar as múltiplas forças que influenciam o comportamento do indivíduo na organização, quanto se discute os desafios da construção de identidade no meio organizacional. A dissertação é baseada em um estudo de caso na Opportrans, a empresa responsável pela administração da concessão do metrô do Rio de Janeiro, a qual vem passando, desde 1998, por uma série de mudanças relacionadas, entre outros aspectos, à formação de um perfil de funcionário pretendido. Os resultados apontam para a eficácia das ações organizacionais, no que se refere ao reforço dos perfis de comportamento desejado e revelam elevado nível de compromisso de determinado grupo de funcionários que não correspondem plenamente aos protótipos tidos como ideais. Observa-se, ainda, que esta não correspondência, apesar de usualmente relacionada à noção de resistência, contribui para a diversidade de identidades e pode ajudar a organização no alcance de seus objetivos de mudança.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
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