$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A ECONOMIA DE COMUNHÃO SOB O OLHAR DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS
Autor: MARIO COUTO SOARES PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO PROENCA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5774
Catalogação:  13/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5774@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5774@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5774

Resumo:
Esta pesquisa analisou características de quatro empresas brasileira, vinculadas ao Projeto de Economia de Comunhão - EdC, buscando comparar seu comportamento com as orientações da Teoria dos Stakeholders. Além disso, foi feita uma comparação de indicadores sociais destas empresas, tomando por base o conjunto oferecido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE, com as empresas constantes no Baco de dados desta instituição, buscando compreender como se dá sua performance em termos de responsabilidade social corporativa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, o que permitiu incluir tanto uma abordagem qualitativa, no caso fortemente apoiado em entrevistas, quanto quantitativas. A intenção declarada desta investigação é a de avaliar se as quatro empresas que formam o núcleo da pesquisa têm aumentado seu desempenho competitivo por conta das características inerentes à Economia de Comunhão. O trabalho conclui com o estabelecimento de um conceito de Economia de Comunhão, que esteja de acordo com as orientações da Teoria dos Stakeholders. Para que este objetivo fosse alcançado, foram realizadas visitas a dois Congressos Nacionais sobre o tema, no local onde ocorreu o lançamento mundial do projeto EdC, em Cotia , São Paulo, e foram realizadas visitas às quatro empresas, com o intuito de entrevistar stakeholders internos e externos. Além das entrevistas pessoais, foi realizada uma survey exploratória com todas as noventa empresas filiadas ao projeto no Brasil, e foram mantidos contactos telefônicos e por meio eletrônico com órgãos de classe e o escritório central do Movimento das Focolares, organização da qual a EdC se originou. O trabalho conclui que há grande semelhança entre as características observadas nas quatro empresas visitadas e as propostas da Teoria dos Stakeholders, sem haver, contudo, uma sobreposição perfeita. Quanto à vantagem competitiva, foram identificadas fontes seguras que a estimulam, as quais são de difícil reprodução fora do contexto da EdC. No que se refere ao desempenho no campo social, alguns indicadores mostram-se bastante desenvolvidos, mesmo levando-se em consideração o pequeno porte das empresas consideradas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui