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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE MICROPROCESSOS DE APRENDIZAGEM E MUDANÇA COLETIVA DOCENTE COM A APRENDIZAGEM E MUDANÇA ORGANIZACIONAL RESULTANTES: PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DO DESENVOLVIMENTO DE DOCENTES EM INSTITUIÇÕES EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): BEATRIZ QUIROZ VILLARDI
Colaborador(es): SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador
Número do Conteúdo: 5773
Catalogação: 13/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5773
Resumo:
Título: UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE MICROPROCESSOS DE APRENDIZAGEM E MUDANÇA COLETIVA DOCENTE COM A APRENDIZAGEM E MUDANÇA ORGANIZACIONAL RESULTANTES: PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DO DESENVOLVIMENTO DE DOCENTES EM INSTITUIÇÕES EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): BEATRIZ QUIROZ VILLARDI
Colaborador(es): SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador
Número do Conteúdo: 5773
Catalogação: 13/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5773
Resumo:
Realizei uma pesquisa empírica - conceitual reflexiva junto
aos docentes
de duas escolas particulares de graduação em administração
e marketing, fundadas
há 50 e 20 anos respectivamente para responder como e por
quê acontece
mudança organizacional através da aprendizagem coletiva
docente em instituições
de ensino superior privado (IESPr) de administração e
marketing?
Desenhei a pesquisa como um estudo de caso instrumental
qualitativo onde
realizei observação participante completa, entrevistas em
profundidade e pesquisa
documental. Para tanto, me integrei por três anos ao corpo
docente de cada escola
para acompanhar em profundidade o cotidiano do trabalho
docente em duas IESPr
Os dados de campo foram conceitualmente sistematizados
interpretativamente em
quatro níveis de acordo com a metodologia reflexiva de
Alvesson & Sköldberg
que incluiu análise metateórica e triangulação
multiparadigmática dos estudos
sobre processos de aprendizagem coletiva docente.
Deste modo pude aprofundar empírica e conceitualmente na
complexidade das
dinâmicas sob estudo, explicitando-lhes uma configuração
onde dimensões de
emocionalidade e poder co-evoluem em permanente tensão com
a de
racionalidade. As implicações deste conhecimento sobre
microprocessos de
mudança e aprendizagem dizem respeito da natureza da
mudança e da
aprendizagem grupal e organizacional. Três resultados foram
alcançados:
acadêmicos, práticos para a gestão em IESPr e para a
pesquisadora.