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Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, SOLIDARIEDADE E DÁDIVA: O CASO DA PETROBRAS S.A.
Autor: LUCIANA POLI SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 5772
Catalogação:  13/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5772@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5772@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5772

Resumo:
A responsabilidade social corporativa no Brasil tem se tornado um tema de estudo recorrente no campo da Administração. Entretanto, um aspecto crítico relacionado ao assunto deve ser analisado com maior profundidade: no que se baseia o modelo de gestão social das empresas no Brasil? Acreditamos que o aporte de concepções de outras disciplinas, como a Sociologia e a Antropologia, pode contribuir para o entendimento mais amplo da questão. Trouxemos para a pesquisa teórica os estudos do etnógrafo Marcel Mauss sobre o dom, ou paradigma da dádiva, e a sua releitura por modernos teóricos, bem como diferentes abordagens relacionadas à solidariedade. Este trabalho objetiva analisar até que ponto a gestão da responsabilidade social corporativa no Brasil pode ser associada aos princípios da dádiva e da solidariedade. Para cumprir tal objetivo, além da pesquisa teórica, foi realizado um estudo de caso de uma organização de economia mista que atua em projetos sociais em diversos estados do país, a Petrobras S.A. De acordo com o paradigma da dádiva, as relações sociais se compõem pelos pólos do interesse, da obrigação, do prazer e da espontaneidade. Na presente pesquisa, observamos que os quatro pólos do dom estão presentes na gestão da responsabilidade social corporativa da empresa estudada, em graus que variam de acordo com a especificidade de cada projeto social. Notamos também que a concepção de solidariedade, intrinsicamente relacionada à interdependência, está no cerne da gestão da responsabilidade social corporativa, ainda que os atores sociais envolvidos, em sua maioria, a associem a uma prática assistencialista.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
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