XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS OF POST-GRADUATE TEACHERS: AN INSTITUTIONAL CHALLENGE Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 5770
Catalogação: 10/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@2
Resumo:
Título: THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS OF POST-GRADUATE TEACHERS: AN INSTITUTIONAL CHALLENGE Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Nº do Conteudo: 5770
Catalogação: 10/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@2
Resumo:
This text aims to socialize the experience of the
continuing education of the teaching staff of post-graduate
courses at the Catholic University of Pernambuco. This has
been consolidated in PRODOCENTE - the Program for Academic
Staff Development of the Faculty for Post-Graduate and
Extension Studies, and is coordinated by the Department of
Education. It especially focuses on the Pedagogic Workshop
about Planning Teaching. All of the work has been inspired
by the conception of continuing education as a process
which aims to open up possibilities for new realizations in
personal and professional training, anchored in and
mobilized by the life experience and identity of the
teacher and viewed as a dialogue between the individual and
the whole group. Under this view, the continuing education
of these teachers has been understood as a condition of
work, as a process which can be made concrete through
actions which make it possible to exchange knowledge, to
recognize innovations and which also have university
teaching experience as the fulcrum. The Pedagogic Workshop
about Planning Teaching was constituted as a didactic
alternative which involved the following actions:
description of the practice of planning as experienced by
the participants, explanation and understanding of this
practice mediated by studies and drawing up teaching
plans. For the teaching staff, what was important was not
only discussing the content on planning teaching but
putting it into practice. It also served to renew
the expectations that, despite an adverse context, teaching
which is well planned can make the difference, for most
students, and contributes to more significant learning.