$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL
Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 5770
Catalogação:  10/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@2

Resumo:
Este texto pretende socializar a experiência de formação continuada dos professores dos cursos de graduação da Universidade Católica de Pernambuco, consolidada no PRODOCENTE - Programa de Desenvolvimento Docente da Pró-reitoria de Graduação e Extensão, coordenado pelo Departamento de Educação, focalizando, especialmente, a Oficina Pedagógica sobre Planejamento de Ensino. Todo o trabalho foi inspirado na concepção de formação continuada como um processo que tem por objetivo abrir possibilidades para novos momentos de formação pessoal e profissional, ancorada e mobilizada pela experiência de vida e pela identidade do professor, numa perspectiva dialógica entre o individual e o coletivo. Nessa perspectiva, a formação continuada dos mencionados professores foi entendida como condição de trabalho, como um processo que pode ser concretizado mediante ações que possibilitem a troca de saberes, a realização de inovações e tenham como fulcro a experiência docente. A Oficina Pedagógica Planejamento de Ensino constituiu-se uma alternativa didática que envolveu as seguintes ações: descrição da prática de planejamento vivida pelos participantes, explicação e compreensão dessa prática mediatizada pelos estudos e elaboração de planos de ensino. Para os professores, o importante não foi somente discutir o conteúdo sobre planejamento de ensino, mas colocá-lo em prática. Serviu, também, para renovar as expectativas de que, apesar de um contexto adverso, o ensino bem planejado pode fazer a diferença, para a maioria dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui