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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ENUNCIAÇÃO DO CINEMA PARA A TEVÊ (ANÁLISE DO VÍDEO MORTE E VIDA SEVERINA) Autor: ALINE MARIA GREGO LINS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 5762
Catalogação: 06/12/2004 Liberação: 06/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5762@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5762@2
Resumo:
Título: A ENUNCIAÇÃO DO CINEMA PARA A TEVÊ (ANÁLISE DO VÍDEO MORTE E VIDA SEVERINA) Autor: ALINE MARIA GREGO LINS
Nº do Conteudo: 5762
Catalogação: 06/12/2004 Liberação: 06/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5762@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5762@2
Resumo:
Revisitar o poema de João Cabral de Melo Neto, a partir do
olhar jornalístico. Essa foi a proposta do vídeo-reportagem
Morte e Vida Severina -40 anos depois, produzido e dirigido
pelo jornalista, ex-aluno da UNICAP, Gerson Camarotti, e
que é analisado, neste artigo, a partir das teorias da
enunciação aplicadas ao cinema e adaptadas para a
televisão. Recorrendo também à análise do discurso, o
presente trabalho procura apontar, de forma relacional, os
elementos que compõem a enunciação cinematográfica e a
enunciação televisiva, evidenciando seus sujeitos
enunciadores e as diferentes funções que desempenham nos
dois veículos. Ao mesmo tempo, traça paralelo entre a
estrutura de documentário empreendida pelo realizador do
vídeo e a estrutura existente na formação e apresentação de
um telejornal. A idéia é apresentar ao leitor os mecanismos
que estão envolvidos na produção de um audiovisual,
sobretudo na edição (vídeo) e na montagem (cinema).