XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A METÁFORA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA CRIANÇA COM PERDA AUDITIVA DE GRAU MODERADO Autor: KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5759
Catalogação: 03/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2
Resumo:
Título: A METÁFORA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA CRIANÇA COM PERDA AUDITIVA DE GRAU MODERADO Autor: KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 5759
Catalogação: 03/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2
Resumo:
Este estudo analisa a compreensão de metáforas pela criança
com perda auditiva de grau moderado, indivíduo situado numa
zona limítrofe entre o mundo dos ouvintes e dos surdos de
grau mais severo. Ele se reconhece como falante
e ouvinte, entretanto o seu canal de aquisição da língua
oral -o acústico-articulatório - apresenta uma limitação
receptiva. Surgem daí inquietações, como: se essa limitação
acarreta perdas nas oportunidades de trocas interativas que
interfiram na compreensão metafórica. A amostra foi
constituída por duas crianças com perda auditiva moderada,
com idade entre os nove e os doze anos, que usam próteses
auditivas, recebem acompanhamento fonoaudiológico e
freqüentam escolas privadas. O procedimento de pesquisa
consistiu da apresentação oral de doze metáforas
contextualizadas em histórias curtas a cada um dos
participantes individualmente, ocasião em que foram
questionados sobre o sentido construído na compreensão das
metáforas e quais as estratégias realizadas nessa leitura.
As metáforas foram analisadas segundo a Teoria da Metáfora
Conceptual de Lakoff e Johnson (1980,2002), verificando-se
se as construções realizadas pelas crianças estavam em
conformidade com o sentido sugerido pelo enunciado. A
análise dos dados evidencia que as crianças com perda
auditiva moderada apresentam dificuldade nessas
habilidades, corroborando as hipóteses da pesquisa.
Esperamos, com este estudo, contribuir para o conhecimento
desse indivíduo com perda auditiva, nas suas
peculiaridades interativas e lingüísticas, por ser um
sujeito tão pouco particularizado na literatura, e
aprimorar o atendimento às suas necessidades
fonoaudiológicas e educacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |