$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: UMA AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DOLLAR-COST AVERAGING VIA FUNDOS DE INVESTIMENTO NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO FERRARI OMETTO COLOMBO

Colaborador(es):  DAVI MICHEL VALLADAO - Orientador
BETINA FERNANDES - Coorientador
Número do Conteúdo: 57398
Catalogação:  14/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57398@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57398

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise empírica da estratégia de investimento conhecida como dollar-cost averaging (DCA) no mercado de ações no Brasil, através de diferentes veículos de investimento em ações. Realizamos comparações dos resultados obtidos por um investidor que opte por esta estratégia considerando diferentes intervalos temporais versus a estratégia denominada lump sum (investimento total realizado num único momento). Analisamos a performance das estratégias sob a ótica dos retornos absolutos e dos retornos ajustados ao risco, durante o período de 2000 a 2021. A conclusão encontrada foi de que para os três ativos analisados (Ibovespa, IQT Ações ativo - Índice de fundos de gestão ativa em ações e fundo Dynamo Cougar FIA), a estratégia DCA apresentou uma importante redução da volatilidade dos retornos do investidor. Considerando a métrica do Índice Sharpe, a estratégia DCA apresentou resultados superiores somente para o índice Ibovespa. Entendemos que o uso da estratégia pode ser interessante para investidores com maior aversão a risco, já que fracionando os investimentos em aportes periódicos, o investidor reduz consideravelmente a volatilidade de sua carteira. Por fim buscamos estudar o impacto do horizonte temporal na avaliação da percepção de risco por parte do investidor. Os resultados encontrados confirmam a percepção de que quanto maior for o horizonte temporal de análise no investidor, maior a probabilidade de se atingir retornos superiores e menor é a percepção de risco associado ao investimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui