$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UMA ABORDAGEM DE TESTE BASEADA EM MODELO PARA SISTEMAS NORMATIVOS AUTÔNOMOS
Autor: FRANCISCO JOSE PLACIDO DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57355
Catalogação:  09/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57355@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57355@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57355

Resumo:
O uso de sistemas baseados em agentes é adequado à construção de software complexo. Para garantir uma ordem social desejável é preciso lidar com a autonomia e a diversidade de interesses dos agentes e as normas são mecanismos eficientes de controle usados para regular o comportamento dos agentes. O teste de software continua sendo amplamente aplicado para garantir a qualidade do software. No contexto de sistemas multiagentes normativos, os testes devem lidar com a necessidade dos agentes atuarem de forma robusta sob condições normativas dinâmicas as quais os desenvolvedores não consideraram. Neste contexto, propomos uma abordagem para testar agentes normativos que seguem o modelo belief-desire-intention. Como contribuições, esta tese apresenta: um framework para desenvolvimento de agentes BDI normativos, o NBDI4JADE; um modelo modelo de faltas para apoiar a identificação dos diferentes tipos de falhas em agentes normativos; um framework para testar agentes BDI normativos, o N-JAT4BDI e, um método para geração de casos de teste a partir de modelos ANA-ML dos agentes. Avaliamos o framework de teste através de um estudo experimental no qual discutimos a eficiência e a eficácia do framework. Avaliamos, também, a eficácia do método de geração de casos de teste,aplicando-o a dois cenários de uso: (i) um sistema para gerenciar a submissão e o processo de revisão de artigos em conferências, e (ii) um sistema de venda de pacotes turísticos de uma agência de viagens. Os resultados obtidos nas avaliações de ambos os frameworks apresentam indícios positivos da eficiência e eficácia na detecção e identificação de falhas em agentes normativos e eficiência na geração dos casos de teste.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui