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Título: MOTIVAÇÃO DO CONSUMO NO VAREJO DE JOIAS: PERCEPÇÃO DE ATRIBUTOS DAS LOJAS
Autor: BRUNO CHUEKE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57330
Catalogação:  07/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57330@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57330@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57330

Resumo:
Este estudo tem por objetivo avaliar o efeito da motivação hedônica e utilitária na percepção da atmosfera em uma cadeia de varejo brasileira de joias. Para fundamentar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo realizada com um questionário e algumas entrevistas presenciais, com a intenção de mensurar a disposição/layout da loja e o atendimento ao cliente, para então definir as métricas que impactam significativamente a satisfação e a intenção de recompra do cliente. O estudo demonstra que os consumidores, em grande maioria, mostram maior satisfação em lojas que utilizam o marketing sensorial, que é uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, mexendo com os cinco sentidos. O comportamento dos consumidores hedônicos evidencia uma forte relação entre a disposição e as características físicas da loja e o atendimento ao cliente, e a satisfação e a intenção de recompra. Assim, é possível concluir com o presente estudo que a satisfação que o consumidor encontra na atmosfera da loja resulta na intenção de recompra.

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