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Título: A VOZ COMO INSTRUMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO DESCRITIVO COM INTÉRPRETES DO RIO DE JANEIRO
Autor: NATALIA RIBEIRO TADDEI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BRANCA MARIA VIANNA MOREIRA SALLES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57329
Catalogação:  07/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57329@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57329

Resumo:
O presente estudo se propõe a realizar uma primeira aproximação ao papel da voz na vida profissional do intérprete nas diferentes modalidades de interpretação – simultânea sussurrada e em cabine, e consecutiva - e traçar um breve panorama sobre a voz dos intérpretes de conferência que atuam na cidade do Rio de Janeiro. Foi realizado um estudo descritivo com base em dados obtidos em questionário estruturado aplicado por via eletrônica a 70 intérpretes que atuam na cidade do Rio de Janeiro. As respostas às questões fechadas foram analisadas por meio da análise de porcentagem e organizadas em gráficos e tabelas. As perguntas abertas foram analisadas segundo conceitos básicos da pesquisa qualitativa de acordo com a modalidade de análise temática proposta por Bardin (1977). Os resultados obtidos mostraram que os intérpretes que cuidam da voz têm noções de higiene e de saúde vocal e sabem o que prejudica a voz. No entanto, a alta freqüência de sinais e sintomas de desconforto vocal aponta para a necessidade de conscientização sobre a prevenção em saúde vocal. O presente estudo, ainda que represente uma primeira aproximação de caráter descritivo sobre o uso profissional da voz pelo intérprete, mostra a importância da divulgação do conhecimento pertinente a essa área para a prática de interpretação de qualidade.

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