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Título: HISTÓRIA SILENCIOSA, HISTÓRIA SILENCIADA E HISTÓRIA NARRADA
Autor: JULIA MUNIZ DE ALVARENGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALINE PEREIRA DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57307
Catalogação:  04/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57307@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57307

Resumo:
Este trabalho objetivou examinar a função da narratividade na produção de álbuns, registros das histórias de vida, das crianças e adolescentes das instituições de acolhimento. Após contextualizar o cenário das instituições de acolhimento e o silenciamento dessas histórias de vida, aborda-se a importância da narratividade. Os relatos da elaboração dos álbuns com crianças e jovens abrigados ilustram o papel da narrativa na ressignificações de suas experiências de vida. A filosofia e a psicanálise foram os referenciais teóricos utilizados. Concluise que, o registro e o espaço de atenção e escuta com um adulto podem ajudá-los a darem lugar para alguns acontecimentos e sentimentos até então irrepresentáveis, e assim pensar o futuro, de forma mais criativa.

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