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Título: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO GERENCIAMENTO DE OBRA DE ARTES ESPECIAIS DA MALHA RODOVIÁRIA FEDERAL BRASILEIRA SOB ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Autor: CAIO NETO PENNA
GABRIEL VIEIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - ORIENTADOR
CASSIO MARQUES RODRIGUES GASPAR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57239
Catalogação:  31/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57239@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57239

Resumo:
A malha rodoviária federal brasileira é uma engrenagem imprescindível para o funcionamento e desenvolvimento do Brasil, país cuja base da economia são os commodities. Desta forma, a alocação dos limitados recursos direcionados às ações de expansão, manutenção e recuperação das pontes (componentes da malha) sob administração pública devem ser otimizados. Através de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho busca apresentar uma breve contextualização do cenário atual das pontes da malha rodoviária federal brasileira, a importância da manutenção de pontes de concreto armado, elucidar quais os alicerces para um eficiente sistema de gestão de Obras de Arte Especiais (OAE s) e sintetizar o funcionamento do Sistema de Gestão de Obras de Artes Especiais (SGO) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT.). Adicionalmente, metodologias alternativas e exemplos de sucesso de outros sistemas de gerenciamento foram avaliados em busca do estabelecimento de métricas de comparação qualitativas.

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