XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ENTOAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIAS INFANTIS Autor: GILDA LÚCIA DE MELO NOGUEIRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5720
Catalogação: 18/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@2
Resumo:
Título: ENTOAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIAS INFANTIS Autor: GILDA LÚCIA DE MELO NOGUEIRA
Nº do Conteudo: 5720
Catalogação: 18/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@2
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o
processo de construção de sentido nas narrativas orais, em
contextos interativos, mais especificamente na atividade de
leitura compartilhada, onde o adulto (no caso dessa
pesquisa a mãe) lê uma história para a criança, e
estabelecer qual o papel exercido pelos padrões
entoacionais nessa construção. Participaram deste estudo
dois informantes, mãe e filha. O corpus coletado para este
estudo é constituído por um evento narrativo de história
infantil, durante uma atividade de leitura compartilhada.
Optou-se pelo uso da narrativa, por ser um tipo textual com
uma estrutura definida que auxilia tanto na ampliação das
estratégias de leitura como na construção de sentido do
texto, e também por ser o tipo textual mais presente nas
leituras infantis. O conto escolhido para a atividade
foi -O Pequenino Grão de Areia- (1998), escrito por Ricardo
Filho, e editado pela Paulus Editora. Os dados foram
coletados durante a atividade de leitura compartilhada,
onde a mãe contou a história do Pequenino Grão de Areia
para a criança. A pesquisa se propõe à realização de uma
análise qualitativa da atividade de leitura compartilhada,
analisando o papel da entoação na construção de sentido da
leitura. A análise dos dados foi realizada com base no
modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985),
buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na
leitura do texto pelo adulto e sua relação com a construção
de sentido dessa leitura. A análise dos resultados aponta
que a entoação assume as três funções textuais;
organizacional, informativa e interacional, que têm papel
decisivo na construção de sentido durante a atividade de
leitura compartilhada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |