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Coleção Digital
Título: A GEOGRAFIA, O CURRÍCULO ESCOLAR E A ONTOLOGIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA OUTRA RELAÇÃO COM O ESPAÇO Autor: TIAGO SANTOS DE VASCONCELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REGINA CELIA DE MATTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57197
Catalogação: 27/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57197@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57197@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57197
Resumo:
Título: A GEOGRAFIA, O CURRÍCULO ESCOLAR E A ONTOLOGIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA OUTRA RELAÇÃO COM O ESPAÇO Autor: TIAGO SANTOS DE VASCONCELOS
Nº do Conteudo: 57197
Catalogação: 27/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57197@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57197@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57197
Resumo:
O currículo escolar de Geografia é um tema complexo e de grande
importância, não apenas para a própria Geografia, mas também para outras ciências.
Dentre seus múltiplos aspectos inter-relacionados destaca-se seu aspecto
ontológico, que, em nosso entender, encontra na disciplina escolar Geografia um
importante contributo para a dinâmica hegemônica do modo de produção capitalista
por estimular uma relação estranhada entre a sociedade e o espaço. Esta
investigação é desenvolvida sob a orientação metodológica do materialismo
histórico-dialético, ou seja, parte de pressupostos reais, que são os homens em seu
processo de desenvolvimento real, em condições determinadas e empiricamente
visíveis. Por seu turno, ao longo de sua história, o ensino de Geografia escolar
pautou-se pela preocupação em consolidar o distanciamento entre o sujeito e o
espaço. Em primeiro lugar, cabe discutir a tradição filosófica concernente ao
desenvolvimento da ontologia, partindo desde os gregos até as formulações
ontológicas marxistas. No momento seguinte, toda essa fundamentação filosófica
serve de substrato teórico para a abordagem da questão curricular e realizamos uma
abordagem de currículo pelo prisma marxista de Antonio Gramsci. Por fim,
realizamos um estudo acerca dos principais momentos de organização e
estruturação da questão curricular no país, desde o período colonial até o final do
século XX. Neste sentido, a partir do século XIX concentramos nosso olhar na
disciplina escolar Geografia, justamente para encontrar as raízes ontológicas que
marcam esta disciplina. Assim, torna-se mister uma reorganização curricular do
ensino de Geografia com vistas a permitir que o espaço seja compreendido
enquanto produto da ação de transformação humana e, consequentemente, segundo
o pensamento marxista, como transformação de si.
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NA ÍNTEGRA |