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Título: UM ESTUDO DE CASO SOBRE JORNALISMO DE DADOS ABERTOS: MÉTODO, EVIDÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NAS ROTINAS PRODUTIVAS NO BRASIL E NA INGLATERRA
Autor: CLAUDIA MIRANDA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57165
Catalogação:  26/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57165@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57165@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57165

Resumo:
A transformação nos modos de produção impulsionada pela internet favorece ovos arranjos produtivos que impactam a centralidade das grandes organizações jornalísticas. A autoridade profissional, por sua vez, é posta em xeque em um ambiente de crescente desinformação instigado pelos algoritmos, que geram descrédito frente à mídia. Inspiradas na filosofia do movimento open source e amparadas no uso do big data, agências de jornalismo sem fins lucrativos expandem seu território nas plataformas virtuais com a adoção do jornalismo de dados abertos – que propomos como nomenclatura –, o que sugere o fortalecimento da credibilidade a partir da transparência. Pautadas pelo paradigma do interesse público, as agências The Bureau of Investigative Journalism, Gênero e Número e Agência Pública adotam esta prática. A partir de metodologia experimental, alicerçada em indicadores originalmente desenvolvidos, inferiu-se em que medida o jornalismo praticado pelas agências oferece transparência e possibilita averiguar o método empregado no que tange o rigor. Com fulcro na teoria do newsmaking, o modelo criado serviu como parâmetro para avaliação de atributos e observação de esforços na construção de narrativas confiáveis. Para realização da pesquisa, foram analisadas 135 reportagens e conduzidas dezesseis entrevistas em profundidade. A análise de conteúdo indicou quatro categorias: verificação como fator de precisão, rigor na coleta, valor documental e checagem ao alcance do leitor. A última traz, em seu bojo, a hipótese desta tese, ou seja, a verificação da qualidade com base nas fontes abertas, que foi mensurada a partir da denominada metodologia da transparência. O resultado revelou alta transparência para a Agência Pública, média transparência para a Gênero e Número e baixa transparência para o TBIJ.

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