$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ÁRVORE E IMAGINÁRIO: UMA BÚSSOLA NO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO
Autor: TEREZA CRISTINA RIBEIRO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALVARO DE PINHEIRO GOUVEA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57161
Catalogação:  26/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57161@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57161

Resumo:
A presente pesquisa parte dos estudos com base na Psicologia Analítica com intuito de abordar a importância da árvore como símbolo no processo de individuação. Neste sentido, buscou-se contextualizar sobre a relação do homem ao longo de sua existência planetária com o meio ambiente, utilizando-se de aspetos conceituais da Psicologia Analítica a fim de dialogar e compreender essa relação; buscando, na contemporaneidade, a árvore como símbolo de mediação, do que chamamos nos dias de hoje de crise existencial e o possível afastamento do homem de sua totalidade. Os estudos revelaram que os fenômenos da natureza representaram singular fonte de inspiração e pesquisa para fundamentação na teoria de Jung e para a discussão sobre o papel do símbolo no processo de individuação e na busca de se encontrar mecanismos ou espaços de vivências que fomentem experiências férteis de significados para os indivíduos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui