$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autor: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
JOSE ALOYSEO BZUNECK - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57137
Catalogação:  24/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57137@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57137@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57137

Resumo:
Essa pesquisa investigou a motivação para aprender de jovens alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro frente às adversidades vivenciadas durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19 e ao uso das TIC e/ou de material impresso para continuar, de forma remota, os estudos no ano de 2020. Para tanto, olhamos para o campo delimitado - alunos de nove escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Rio de Janeiro -, pelos preceitos da Teoria da Autodeterminação, que afirma que existem três necessidades psicológicas básicas – de autonomia, competência e pertencimento (vínculo) – cuja satisfação é imprescindível para a motivação e o bem-estar, mas podem sofrer influências contextuais. A pesquisa consistiu de 3 estudos articulados: um estudo quantitativo, realizado com alunos que estudaram majoritariamente pelo uso do aplicativo Classroom; um estudo quantitativo com alunos que fizeram uso de material impresso; um estudo de base qualitativa, com alunos de ambos os grupos, realizado a partir de entrevistas. Os materiais dos dois estudos de base quantitativa foram submetidos a análises estatísticas psicométricas; as entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da literatura sobre motivação, especificamente a Teoria da Autodeterminação, e da literatura sobre cultura escolar. De modo geral, os resultados indicam que as condições de estudo em 2020 não favoreceram as percepções dos alunos quanto ao atendimento das necessidades psicológicas associadas à motivação para aprender (autonomia, vínculo e competência), principalmente o vínculo. Indicam, ainda, a falta de letramento digital e de autorregulação da aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui