$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: TRADUÇÕES, USOS E APROPRIAÇÕES DO CONCEITO DE ESTADO INTEGRAL NAS TESES DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO (2006-2016)
Autor: HERCULIS PEREIRA TOLEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - ORIENTADOR
ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57125
Catalogação:  21/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57125@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57125@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57125

Resumo:
Desde a década de 1980 é notória a difusão do pensamento de Antonio Gramsci na produção do Serviço Social brasileiro. Sua influência adensou tanto o processo de superação com o tradicionalismo quanto a construção de um projeto profissional comprometido com as lutas sociais necessárias à superação da sociabilidade capitalista. Gramsci é responsável por ressignificar o conceito de Estado e de sociedade civil, recriando um conceito que comporta a combinação entre sociedade política e sociedade civil, e que engloba tanto uma quanta outra dimensão, em permanente interação e interconexão. Este estudo, pautado em pesquisa documental e bibliográfica, com base no referencial teórico gramsciano, analisa os usos e as apropriações do conceito de Estado integral na produção recente do Serviço Social brasileiro. Neste sentido, e a partir dos dados coletados, foi possível constatar que o Serviço Social tem produção similar à área de História e só perde em número de teses e dissertações produzidas pela área de Educação. Para tal intento, foram selecionadas quatorze teses defendidas por assistentes sociais e disponíveis nos repositórios digitais dos programas de pós-graduação do Serviço Social brasileiro avaliados com nota a partir de 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. As teses localizadas, e posteriormente selecionadas, foram produzidas entre os anos de 2006 e 2016, exclusivamente por assistentes sociais que utilizaram a categoria Estado integral como principal referencial teórico e/ou orientador do estudo elaborado. Buscou-se compreender como e quais leituras de Gramsci foram realizadas e até que ponto essas produções ainda conservam ou transcendem as discussões que marcaram a recepção de Gramsci no Brasil, e, especificamente, no Serviço Social, desde os anos de 1980, período constituído por formulações significativas de autoras(es) que compõem a historiografia profissional e que buscaram caminhos no pensamento de Gramsci para refletir sobre o Serviço Social e o trabalho do assistente social. Foi possível constatar que as teses analisadas, em maior ou menor grau, constituem produções que transcendem o contexto de origem italiano e possibilitam, através do uso do conceito de Estado integral, problematizar tanto a realidade nacional quanto as particularidades do Serviço Social brasileiro. Evidenciando elementos que fomentaram uma visão crítica da profissão e, consequentemente, o fortalecimento da constituição do projeto ético-político profissional. Desse modo, o encontro de Gramsci com contextos e culturas distintas dos de sua origem possibilitou não só a tarefa da tradução do marxismo pela periferia quanto a criação de novos projetos políticos às normativas trabalhistas e ao projeto profissional do Serviço Social brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui