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Título: ANÁLISE DOS CANAIS DE VENDA NO SEGMENTO DO VAREJO AEROPORTUÁRIO DUTY FREE E SUAS IMPLICAÇÕES:
Autor: LEANDRO DE MATTOS MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57005
Catalogação:  10/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57005

Resumo:
O varejo aeroportuário brasileiro foi imensamente prejudicado por diversas crises, seja econômica ou sanitária como a COVID-19. Este setor é monopolizado há décadas pela Dufry do Brasil (Ex-Brasif) e tem grandes dificuldades de entrada de novos concorrentes devido a diversas barreiras de entrada como contratos de concessão muito longos com um grande lobby existente. O estudo a seguir busca explorar as lojas internacionais da Dufry no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. As lojas passaram por grandes reformulações desde o ano de 2016, implementando o modelo walkthrough, onde os passageiros atravessam, compulsoriamente pelas lojas para alcançar seja os portões de embarque ou a saída da área restrita no desembarque. Um dos principais pontos a ser explorado é o fato de que a empresa não desenvolveu ao longo do tempo novos canais de venda e estagnou seu modelo de negócio nos últimos anos. Por meio das entrevistas feitas com clientes e funcionários da empresa, procura-se a compreensão de como são realizados esses novos hábitos de consumo e a importância das empresas se adaptarem rapidamente frente a uma perda de mais de 90 porcento dos passageiros durante o período da pandemia sanitária em 2020 e 2021. O foco principal do estudo é buscar soluções além da gôndola, explorando a marca e seu posicionamento. Além disso, o estudo tem como objetivo explorar a viabilidade de uma expansão direta para o canal do e-commerce e suas eventuais barreiras do próprio modelo de negócio. Além disso, vê-se como necessário, revisitar a cultura da empresa e pontuar melhorias para que haja a melhor qualidade de atendimento trazendo um retorno mais rápido das receitas perdidas no período de quarentena e bloqueios de passageiros internacionais.

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