$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO DE DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DO ENSAIO DE TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: LUIZA CARNEIRO MARINHO

Colaborador(es):  DEANE DE MESQUITA ROEHL - Orientador
LOURDES MARIA SILVA DE SOUZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 57001
Catalogação:  10/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57001@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57001@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57001

Resumo:
Esta dissertação trata da realização e comparação das diferentes configurações de aplicação de carga no Ensaio Brasileiro com discos de argamassa cimentícia. Desenvolvido por (Carneiro 1943) o ensaio brasileiro busca avaliar a resistência a tração dos materiais de maneira indireta. As configurações de ensaio estudadas são: aplicação direta de carga, utilização de ripas de madeira entre o disco e a máquina, utilização de tiras de papelão entre o corpo de prova e a máquina, emprego de mordentes de aço envolvendo o disco, utilização de barras de aço entre o disco e a máquina e uma mudança na geometria do disco com cortes retos nas extremidades superior e inferior do mesmo. Para analisar a abertura de fissuras, fotos foram tiradas ao longo do ensaio. Uma das faces do disco foi caracterizada com padrão pontilhado a fim de possibilitar a análise por meio de correlação digital de imagem (DIC) utilizando-se o programa GOM Correlate. A análise experimental de maneira geral foi satisfatória, exceto os resultados com o uso de mordentes de aço, pois as rigidezes iniciais dos discos ensaiados nessa condição de aplicação de carga foram bem distintas. Não foi possível a análise da abertura de fissura nos estágios iniciais por DIC. Além dos ensaios brasileiros, foram realizados ensaios de compressão uniaxial para obter as propriedades mecânicas do material, como módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. Realizou-se um estudo numérico para as condições de aplicação direta de carga e com o uso de mordentes de aço, a fim de avaliar a distribuição de tensões no corpo de prova e comparar com os resultados experimentais. Utilizou-se o programa Abaqus para a simulação numérica de elementos finitos com elementos de contínuo 2D e de interface para permitir a formação de fissuras. Em ambas as configurações de ensaio os resultados numéricos foram bastante próximos dos resultados experimentais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui