$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: GESTÃO PASSIVA V. ATIVA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CARTEIRAS ALEATÓRIAS E FUNDOS DE AÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALVARO PEREIRA DA SILVA NETO
ANA CAROLINA DA SILVA MACHADO

Colaborador(es):  BRUNO FANZERES DOS SANTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 56994
Catalogação:  07/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56994@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56994

Resumo:
No mercado financeiro existem principalmente duas maneiras de se gerir o seu capital, a gestão ativa e a gestão passiva do patrimônio. A gestão ativa se caracteriza quando o agente de maneira consciente escolhe em quais ativos ele vai alocar o seu capital, escolhendo entre os diferentes tipos de possibilidades que o mercado oferece. Enquanto a gestão passiva se caracteriza pelo cliente alocar o seu capital em fundos dos quais uma equipe escolherá quais classes e tipos de ativos que eles vão alocar o capital do fundo, sempre visando ter o maior retorno para o cotista. Com base nisso, o presente trabalho visa medir a eficiência dos fundos de investimento na escolha de ativos para compor a carteira versus a escolha aleatória de ações. Para comparar o desempenho foram definidas 5 estratégias (Si) de alocação aleatória das carteiras, dadas a seguir: S1 (troca todas as ações todos os meses), S2 (troca todas as ações todos os dias), S3 (troca todas as ações todos os anos), S4 (troca apenas as ações com retorno negativo), S5 (troca apenas as ações com retorno abaixo do IBOVESPA). Foram utilizados a base de cotações das ações disponibilizada pela Microsoft além de utilizarmos o sistema Economática para extrair a rentabilidade dos fundos historicamente. Após isso, foram realizados testes de hipótese e comparações para medir a eficiência, através do retorno e risco, de cada carteira aleatória comparada com uma base de fundos de ações e entre as carteiras em si. Nos testes contra os fundos, pudemos observar que as carteiras S1 e S2 tiveram melhor desempenho. Já nos testes entre as carteiras, observamos que S4 ganhou lugar de destaque ao lado das estratégias mencionadas anteriormente. Com isso, conseguimos observar que S2 e S3 não são opções ótimas de investimento, S1 e S5 tem retornos similares e que S4 poderia ser uma opção viável de investimento, dado uma abordagem mais conservadora.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui