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Título: ESTUDO DE CASO SOBRE O FORNECIMENTO OFICIAL DOS UNIFORMES DOS ATLETAS BRASILEIROS PELA MARCA WOLLNER NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Autor: JOAO FELIPE CALARGE WOLLNER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56974
Catalogação:  06/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56974@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56974@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56974

Resumo:
Este estudo pretende avaliar como a participação da Wollner nas Olimpíadas, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, no fornecimento dos uniformes do time brasileiro, impactou a marca. O estudo pretende entender quais foram os principais diferenciais para a marca ser escolhida como o fornecedor oficial dos uniformes, a história por trás do projeto e os resultados que essa parceria trouxe para a Wollner, buscando entender se o projeto foi benéfico ou não para a marca. Foram estudados os principais aspectos de Branding, modelos de negócio (Modelo VRIO) e teoria de stakeholders para entender o universo de gestão de marca e os principais fatores e atuantes. A análise foi feita em cima de entrevistas com o fundador da Wollner, Lauro Wollner, e o atual CEO, Giuliny Shauer, se aprofundando mais na história da marca e da parceria (2021). Também foram analisadas as métricas do Instagram da Wollner (2021) e pesquisas na Internet, considerando editoriais (revistas e jornais) e outras redes sociais, a fim de observar diferenças na interação entre usuário x marca e a repercussão como um todo da coleção Olímpica. Para focar e delimitar o estudo, foi decidido concentrar-se nas duas pessoas principais frente a marca para realizar as entrevistas e em apenas um e o principal meio de comunicação da Wollner. Para avaliar a repercussão do projeto, o estudo concentrou-se em principais atuantes em segmentos diferentes: equipe do COB, equipe Wollner, mídias (revistas e jornais), atletas e agentes da moda. O aprofundamento no assunto foi baseado nas entrevistas com o Lauro Wollner e Giuliny Shauer (2021), assim como as métricas de 2021 do Instagram da Wollner e reportagens de revistas e jornais online (2021). A conclusão é feita em cima da repercussão analisada nessas diferentes fontes e com base nas métricas e resultados numéricos obtidos pela Wollner.

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