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Coleção Digital
Título: A CULTURA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM CONTEXTO DE AÇÕES SITUADAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOSE ANGELO GARIGLIO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5696
Catalogação: 10/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5696@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5696@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5696
Resumo:
Título: A CULTURA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM CONTEXTO DE AÇÕES SITUADAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOSE ANGELO GARIGLIO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5696
Catalogação: 10/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5696@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5696@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5696
Resumo:
Esta tese inscreve-se no âmbito de estudos que se
interessam pelo processo de edificação e constituição dos
saberes docentes. Mais especificamente trata-se de uma
investigação sobre os saberes da base profissional de três
professores de Educação Física de uma escola de educação
profissional da Rede Federal de Ensino. Procura analisar
qual a relação existente entre os saberes profissionais
necessários ao ensino e o componente curricular ensinado. A
pesquisa busca compreender, por meio de entrevistas com
professores de EF, diretores, especialistas e alunos, de
observação do cotidiano de trabalho dos professores e de
análises de documentos produzidos pela escola e pelos
professores, como os professores de EF concebem seus
saberes docentes em função de aspectos sui generis que
envolvem o ensino desse componente curricular dentro do
espaço escolar. Tomando como ponto de partida que o objeto
de ensino da EF, ou seja, seus conteúdos de ensino são
diferentes das demais disciplinas escolares, que os papéis
atribuídos a essa disciplina no currículo escolar são
diferenciados, que as condições ambientais onde o ensino se
materializa (a sala de aula da EF) encerra um conjunto de
particularidades, questiona-se qual seria o lugar, o peso e
o significado do referido componente curricular no processo
de construção dos saberes pedagógicos de seus professores.
Parte do pressuposto que os saberes dos professores são
situados, construídos em função das situações particulares e
singulares de trabalho e que é nessa relação específica de
trabalho que esses saberes ganham sentido e validade.
Centra-se basicamente em quatro ordens de questões
relativas às aprendizagens do trabalho docente, ou seja, a
trajetória préprofissional, a formação inicial, a
totalidade da experiência profissional na escola e o ensino
da disciplina escolar. Mostra que os professores de EF
aprendem desde muito cedo que o trabalho docente em EF se
diferencia da ação profissional nas demais disciplinas
escolares, porque exigiria o domínio de determinados saberes
profissionais capazes de interferir mais diretamente no
processo de formação geral dos alunos do que propriamente
na instrução dos conhecimentos disciplinares. Por fim,
aponta que os estudos sobre os saberes docentes devem
avançar para se contrapor à idéia da existência de uma
cultura docente, comum ao conjunto dos professores. Coloca-
se ao lado de estudos que apontam para a existência de
culturas profissionais estruturadas por diversas condições
de trabalho, como, por exemplo, ordens escolares, setores
de ensino, campos de ensino e estabelecimentos de ensino.
Os saberes docentes são, portanto, marcados por essa
diversidade, porque trazem consigo as condições de trabalho
realmente efetuadas pelos diferentes subgrupos de
professores e pelas suas missões educativas específicas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |