$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA PERMEABILIDADE EQUIVALENTE EM MEIOS POROSOS 3D COM MACROPOROS UTILIZANDO O MODELO DE BRINKMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: RAFAEL FERRAO MOURA CRUZ

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
FREDERICO CARVALHO GOMES - Coorientador
Número do Conteúdo: 56890
Catalogação:  03/01/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56890@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56890@2

Resumo:
Propriedades macroscópicas das rochas, como a porosidade, a permeabilidade e a velocidade de onda, descrevem características petrofísicas das rochas. No caso particular de rochas heterogêneas como carbonatos, estimar as suas propriedades petrofísicas equivalentes é um desafio devido à presença de estruturas rochosas distintas no mesmo domínio de interesse. Além disso, a presença de poros de tamanhos em ordem de grandeza diferentes impõe dificuldades extras para prever as propriedades equivalentes dessas rochas. Essas propriedades equivalentes podem ser determinadas por medições experimentais em laboratório, que podem ser relativamente lentas e caras, ou através de simulações numéricas. Neste estudo, determinamos a permeabilidade equivalente de meios porosos usando uma metodologia baseada em Digital Rock Physics. A metodologia implementada consiste no escaneamento da amostra da rocha através de um microtomógrafo computadorizado (mCT), a segmentação da imagem digital, a geração da malha volumétrica no meio poroso e na solução da equação de Brinkman usando o método dos elementos finitos. A imagem digital das rochas também foi analisada de modo a determinar características estrutururais dos macroporos (volume, área superficial, padrões geométricos, entre outros). Essas características estruturais foram utilizadas para ajustar curvas a permeabilidade equivalente resultante de soluções do modelo Brinkman para muitas amostras diferentes. O objetivo foi estimar a permeabilidade equivalente em função dessas características estruturais sem a necessidade de resolver o modelo de Brinkman.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui