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Coleção Digital
Título: EROS E A CASA: ESPECULAÇÕES POLÍTICAS DO PRAZER E DA SEDUÇÃO NA CASA DAS CANOAS Autor: MARIANA VALADAO MENEGUETTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56861
Catalogação: 30/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56861@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56861@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56861
Resumo:
Título: EROS E A CASA: ESPECULAÇÕES POLÍTICAS DO PRAZER E DA SEDUÇÃO NA CASA DAS CANOAS Autor: MARIANA VALADAO MENEGUETTI
Nº do Conteudo: 56861
Catalogação: 30/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56861@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56861@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56861
Resumo:
Esta dissertação propõe abrir um caminho especulativo de imaginação sobre a arquitetura
moderna da Casa das Canoas (1951-1953), de autoria do arquiteto carioca Oscar
Niemeyer (1907-2012), tendo alguns acontecimentos como âncora. Diferente de uma
análise de projeto tradicional de arquitetura, esta pesquisa se desenvolve a partir das
relações, dos afetos masculinos, da construção de corpo da modernidade, de sua visão
sobre sexualidade e do seu fetiche com gênero. Neste sentido, não só a arquitetura como
seus meios de comunicação – desenho, fotografia, escultura, paisagismo ou publicação –
, demonstram o arcabouço projetivo das condutas humanas modernas e da construção de
sociedade da época. Essas mídias possuem um papel fundamental formador de um
imaginário moderno construído segundo prazeres e desejos específicos. Esta pesquisa
convida a refletir sobre esses estatutos e a considerar objetos como corpos construídos,
bem como a refletir sobre as normas que governam corpos e discursos de acordo com
condutas e códigos culturais masculinos. Parto da inevitável consideração de que a prática
arquitetônica moderna foi dominada por um pensamento patriarcal e, consequentemente,
espaços projetados foram imaginados a partir de fantasias masculinas. Nesse processo
está presente uma narrativa crítica à violência deste imaginário, presente em parte na
arquitetura moderna brasileira e perpetuada até os dias de hoje.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |