$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: GENTRIFICAÇÃO DE FAVELA: DISCURSO OU AMEAÇA NO MORRO DO VIDIGAL?
Autor: ANDREIA NOGUEIRA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAFAEL SOARES GONÇALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56858
Catalogação:  30/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56858@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56858@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56858

Resumo:
Esse estudo analisa as mudanças sociourbanas no contexto da favela do Vidigal sobre o foco da gentrificação, uma vez que essa localidade se tornou o principal exemplo do fenômeno, no cenário carioca, desde a década de 2010. Para isso, o plano de estudo buscou resgatar os eventos antecedentes à gentrificação para uma melhor compreensão e análise da localidade estudada. Desse modo, o levantamento histórico do contexto urbano inglês, com foco na Londres do século XVII e XIX mostra como foi ocorreu a constituição da urbe industrial e da classe trabalhadora, bem como se deu a promoção de habitações para essa classe. Em seguida apresentação de quem foi Ruth Glass e de suas obras revela a forma de atuação da autora e seu posicionamento frente às mudanças urbanas que vivenciava, o que mostra o que ela quis mostrar com a criação do neologismo. O detalhamento dado às principais categorias de análise utilizadas nas argumentações teóricas sobre a gentrificação promove um esclarecimento ampliado e proporciona uma autonomia reflexiva para qualquer leitor. No segundo capítulo, o destaque dado às diferentes formas de remoção habitacional, direcionadas para as populações de baixa renda, as quais sempre ocorrem para favorecer a apropriação fundiária pelas classes com maior poder econômico, busca integrar a gentrificação como uma nova forma de remoção, ainda que apresentada a partir da mudança populacional que definitivamente não inclui a anterior, e por isso, se enquadra como remoção e não transformação. entendo-a como uma forma de remoção de populações pobres do meio urbano valorizado. São explanadas concepções sobre remoção branca, remoção por cor e raça, e filtragem habitacional. E, no terceiro capítulo, o resgate da história do Vidigal traz seu diferencial no meio urbano carioca e mostra como as transformações espaciais ocorridas desde a década passada servem de base para discursos gentrificadores. E, os surveys realizados enfatizam a compreensão plural sobre o fenômeno.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui