As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALBERTO SOBRINHO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5682
Catalogação: 05/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5682
Resumo:
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALBERTO SOBRINHO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 5682
Catalogação: 05/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5682
Resumo:
A pedagogia convive com uma profunda mutação tecnológica
dos meios de comunicação. A comunicação e a tecnologia
estão modificando a nossa relação com o tempo e o espaço,
provocando um ritmo acelerado de mudanças no mundo a ser
conhecido e nos modos de conhecê-lo. Com a expansão dos
recursos de software e da Internet, as tecnologias da
informação e das comunicações (TIC) abriram caminho para
uma relação renovada com o saber, a ser explorado no
ensino
e na formação do magistério. Ao mesmo tempo, nesse quadro
de transformações que afetam a cultura e a profissão
docentes, apresenta-se aos professores a tarefa de ir
construindo, com base na reflexão sobre a experiência
pedagógica concreta, um saber que integre as
contribuições
tecnológicas e científicas ao seu ofício. Este trabalho
discute a formação docente em tecnologias da informação e
das comunicações na rede pública, a partir de uma
reflexão
sobre: os desafios que essas tecnologias apresentam à
mediação pedagógica; as análises de alguns educadores
sobre
o panorama da informática na formação de professores; e a
interlocução com formadores de professores de um Núcleo
de
Tecnologia Educacional do Rio de Janeiro (NTE).