XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SEUS SUJEITOS NO COTIDIANO ESCOLAR: APONTAMENTOS E CONSIDERAÇÕES PARA UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ESCOLA Autor: GABRIEL BALARDINO BOGADO FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO RUA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56826
Catalogação: 29/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56826@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56826@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56826
Resumo:
Título: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SEUS SUJEITOS NO COTIDIANO ESCOLAR: APONTAMENTOS E CONSIDERAÇÕES PARA UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ESCOLA Autor: GABRIEL BALARDINO BOGADO FARIA
Nº do Conteudo: 56826
Catalogação: 29/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56826@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56826@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56826
Resumo:
Esta tese busca analisar a produção do espaço escolar pelos sujeitos nele envolvidos expressando a ação na ordem próxima e na ordem distante procurando encontrar caminhos para transformar as relações hegemônicas ali estabelecidas. Para isso, analisa-se o espaço escolar a partir da tríade Escola (relacionada com espaço concebido), escola (relacionada com espaço percebido) e espaço escolar (relacionado com espaço vivido). A partir dessas categorias se busca pensar as espacialidades e como se dão os processos de dominação do espaço e disciplinarização dos corpos, bem como os processos de resistência a esses processos. Dessa maneira, se busca compreender as interações entre os diferentes sujeitos em ordens próximas e distantes, analisando suas estratégias e intencionalidades a partir de reportagens e de relato de experiência. Assim, categorizando-os como sujeitos hegemônicos, hegemonizados e contra-hegemônicos, se pensa as diversas tensões que ocorrem no espaço escolar e as possibilidades de ruptura nele existente. Busca-se apontar caminhos de investigação do espaço escolar que permitam compreender dinâmicas analisam o intercruzamento das trajetórias de sujeitos-corpos que trazem marcas externas a escola que se interiorizam em relações que reproduzem tensões de classe, raça, sexo e gênero, entre outras e que podem propiciar a contestação de ordens hegemônicas em busca de outras formas de fazer/ser no/do espaço escolar. A tese trazida é que o espaço escolar é produzido a partir da ação dos sujeitos numa disputa que relaciona estratégias de ação na ordem próxima e na ordem distante nas quais os agentes hegemônicos buscam controlar o cotidiano através da dominação dos espaços e disciplinarização dos corpos dentro de um projeto Ideológico capitalista. Neste processo, abrem-se, também, possibilidades de ação dos sujeitos contra-hegemônicos/hegemonizados os quais procuram horizontes que ultrapassem as atuais interações escola-sociedade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |