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Título: COMO VAI A EMPRESA DO SEU PREFEITO?
Autor: JOAO FARINA LEAL MOURAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - ORIENTADOR
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 56792
Catalogação:  27/12/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56792@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56792@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56792

Resumo:
Entre 2004 e 2020, 18,9 por cento das cidades brasileiras tiveram ao menos um prefeito que também era empresário. No Brasil, esse cargo é relevante para alocação de recursos governamentais e execução de políticas públicas. Com essa competência constitucional, o representante eleito pode direcionar recursos para sua firma, direta ou indiretamente. Mesmo se isso é feito legalmente, o desempenho empresarial do político eleito pode ser relevante para os eleitores. Por isso, esse trabalho usa 3 bases de dados administrativas, sobre candidatos, donos de empresas e contratos de emprego formal, para responder se as firmas do prefeitos cresceram desproporcionalmente durante seus mandatos. A fim de estabelecer uma interpretação causal, o método de close election é aplicado. Esse trabalho conclui que, ao longo dos quatro anos do mandato, as empresas dos prefeitos cresceram, aproximadamente, 25 por cento a mais do que cresceriam se seu dono tivesse perdido a eleição.

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