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Título: ANÁLISE DE TENSÕES E DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE UMA PINÇA DE FREIO DE VEÍCULOS OFF-ROAD DO TIPO MINI BAJA
Autor: BRUNO MAGALHAES CRITSINELIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56712
Catalogação:  21/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56712@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56712@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56712

Resumo:
A equipe Reptiles vem buscando um maior conhecimento dos componentes utilizados no protótipo. Os componentes comerciais são fundamentais nas fases iniciais, onde o principal foco é fazer o sistema funcionar. No estágio atual, o principal objetivo é aprimorar conhecimentos teóricos, a partir do projeto de componentes próprios. O primeiro passo já foi dado com todos os discos de freio da equipe. Corroborando ao principal objetivo da equipe de auxiliar a PUC-Rio na formação de melhores engenheiros. O presente trabalho apresenta uma metodologia para a obtenção do dimensionamento ótimo de um importante componente mecânico, a pinça de freio em um sistema onboard do protótipo atual da equipe Reptiles. Esta peça apresenta mais complexidade na obtenção dos esforços em componentes a serem agregados a ela, tal como a vedação do fluido e os parafusos. A primeira parte da metodologia consiste em determinar as condições de trabalho, tendo em vista os esforços realizados pelo piloto e a multiplicação de forças do sistema, as forças resistentes à frenagem e os suportes aos quais a pinça é submetida. Em seguida, a peça será modelada no software Solidworks e serão feitas simulações estruturais seguidas de uma otimização topológica no software Ansys de modo a ter o conhecimento das regiões com importante função estrutural e, consequentemente, obter uma peça mais leve e que satisfaça os critérios de projeto mecânico.

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