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Título: O PLURALISMO PERSONALISTA EM BASE À FILOSOFIA DE KAROL WOJTYLA
Autor: FRANCISCO AGAMENILTON DAMASCENA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 56660
Catalogação:  20/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56660@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56660@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.56660

Resumo:
Este artigo apresenta o pluralismo personalista como proposta de superação do pluralismo vigente na sociedade caracterizado por uma exacerbada afi rmação da diferença fortalecendo o individualismo como estilo de vida. Por esta razão não é de se estranhar que haja muitas verdades e todas exigindo o mesmo espaço na sociedade. Isto aumenta os confl itos sociais a ponto de se perguntar se ainda se pode viver e agir juntos. Neste contexto, se faz necessário um ponto de convergência criador de uma base mínima de homogeneidade cultural e social. Apontamos a pessoa humana, compreendida segundo o personalismo de Karol Wojtyła, como sendo este elemento. Em base a isso começamos a elaborar o pluralismo personalista. Trata-se do pluralismo que considera a pessoa humana como seu fundamento, ponto de convergência e de comunhão das partes da coletividade, conservando a unidade e a diversidade, em vista do bem comum. Nesta pesquisa usamos o método analítico e a pesquisa bibliográfi ca. Com isso chegamos ao esboço conceitual de pluralismo personalista possível de ser praticado na vida social. Esta factibilidade provém da ordem ôntica (analogia do ser e a participação metafísica) e a “participação”, noção elaborada por Wojtyła. Contudo, o êxito deste tipo de pluralismo está condicionado à educação para o encontro com o outro e o reconhecimento da pessoa humana como tal.

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