$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A TENTATIVA DE UNIVERSALIZAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E A INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA: PROTEÇÃO OU IMPOSIÇÃO?
Autor: LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS ALBERTO PLASTINO ESTEBAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56628
Catalogação:  17/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56628@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56628@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56628

Resumo:
O presente trabalho visa analisar e criticar os principais paradigmas construídos e mistificados pela modernidade, pretensamente homogênea e de validade universal, mas, na realidade, eurocêntrica e provinciana. A perspectiva moderna, em especial cartesiana, está tão enraizada nos estudos filosóficos, políticos e até jurídicos atuais, que é possível localizá-los, inclusive, nos pressupostos basilares da discussão contemporânea acerca da universalização dos Direitos Humanos. Esta discussão está hoje limitada, majoritariamente – mas não completamente – pela relação binária universalismo versus relativismo, extremamente simplificadora. Defender-se-á aqui a insuficiência desta relação, que exclui, por si só, diversos aspectos e elementos essenciais, desconsiderando a infinita complexidade do tema. Também se deseja analisar nesta dissertação algumas práticas legitimadas pelos autodenominados direitos humanos, os quais permitem que práticas desumanas sejam justificadas pela busca de algum suposto ideal humanitário.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui