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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PLANEJAMENTO DE AULA PARA QUEM?: REFLEXÕES SOBRE AS INTERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 Autor: ANA PAULA MARTINS DE MENESES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56617
Catalogação: 17/12/2021 Liberação: 17/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617
Resumo:
Título: PLANEJAMENTO DE AULA PARA QUEM?: REFLEXÕES SOBRE AS INTERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 Autor: ANA PAULA MARTINS DE MENESES
Nº do Conteudo: 56617
Catalogação: 17/12/2021 Liberação: 17/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617
Resumo:
A presente dissertação foi construída segundo a abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2000), e sob a ótica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa originou-se a partir de conversas com meus alunos - estudantes do 6º ano de uma escola privada do Rio de Janeiro - sobre as maneiras com que as aulas remotas de inglês no período pandêmico, no segundo semestre de 2020, foram construídas colaborativamente, e sobre os entendimentos emergentes das práticas pedagógicas promovidas pelo grupo. A partir da pergunta instigante inicial – Para quem eu planejo as minhas aulas? – nos permitimos problematizar a validade de planejamentos feitos de maneira unilateral – somente pelo professor – questionando também a relevância dos métodos de avaliação utilizados para verificar uma aprendizagem que privilegia conteúdos. Ao inserir meus alunos nos processos de seleção e construção das atividades pedagógicas e das estratégias de ensino e avaliação, dedico-me a promover conversas sobre esses processos, investigando as qualidades das vidas vivenciadas em sala de aula. Os dados gerados nessas interações foram analisados e discutidos à luz do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), com enfoque nas três regiões semânticas do subsistema da Atitude: Afeto, Julgamento e Apreciação. Os entendimentos construídos a partir destes dados contribuem juntamente com o objetivo comum de construir entendimentos locais e situados, por isso não determinam realidades e verdades absolutas e tampouco objetivam solucionar problemas. Desta forma, ao invés de considerações finais conclusivas, finalizo identificando novas perguntas provocadas pelo caráter sustentável da pesquisa orientada pela Prática Exploratória.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |