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Título: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS AUDITORIAS INTERNAS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS
Autor: CARLOS FALCAO MARANHAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56590
Catalogação:  16/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56590

Resumo:
Diante de uma sociedade cada vez mais exigente e consciente dos seus direitos, os governos têm sido pressionados a apresentar resultados de qualidade, éticos e transparentes, por meio de bons serviços públicos prestados à população. Nesse contexto, o papel do controle interno ganhou importância por constituir-se em um instrumento fundamental para corrigir rumos, reduzir a ineficiência e os desperdícios na Administração Pública. As Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais, inseridas no sistema de controle interno, para exercer suas funções precípuas, devem utilizar amplamente os recursos de tecnologia da informação, bem como fazer uso de práticas de gestão do conhecimento, como forma de suplantar as dificuldades de lidar com o vasto universo de informações, identificando aquilo que é realmente útil para a decisão. Assim, este trabalho buscou desvendar quais são os fatores facilitadores e inibidores de Gestão do Conhecimento nas atividades das Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, em um estudo de caso múltiplo, por meio de entrevistas semiestruturadas com oito Auditores-Chefe das Agências Reguladoras Federais, realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, de um total de dez Agências. Como resultados, o trabalho verificou que a Gestão do Conhecimento é praticada em diferentes estágios nas Agências Reguladoras, e que possuem diferentes estruturas de recursos humanos e de tecnologia da informação. Além disso, constatou-se que esses órgãos de controles contribuem para a conversão do conhecimento tácito para explícito, ou externalização, assim como de explícito para explícito, ou combinação. Outra constatação foi que as Auditorias Internas fomentam o Aprendizado Organizacional nas áreas auditadas, tanto em laço simples quanto no laço duplo, em perfeita harmonia com os postulados teóricos de Argyris e Schön (1996).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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